Para fazer follow-up (contato) depois de uma entrevista de emprego é preciso técnica e bom senso. Caso contrario, você pode passar uma impressão de ansiedade.
Aguardar retorno sobre a contratação para uma vaga requer paciência e estratégia. O processo para conquistar uma oportunidade profissional exige muita mobilização de sua parte, mas esse é um momento de desacelerar.
Veja neste texto as nossas dicas de como você pode manter um papo com o recrutador mesmo depois do processo seletivo. Descubra os passos para não ser esquecido.
Quando fazer contato para acompanhamento de um processo seletivo
É normal querer fazer contato com a empresa para saber se você passou no processo seletivo. Afinal, o follow-up parece uma tarefa simples quando comparada a tudo que você fez para chegar a essa etapa.
Depois de escolher a melhor opção entre inúmeros modelos de currículo disponíveis online, personalizar o conteúdo do seu CV para turbinar suas chances em cada candidatura e fazer uma ótima preparação para a entrevista de emprego, a sensação é de estar muito perto de assinar um contrato de trabalho… só que há uma espécie de sinal amarelo no seu caminho.
Para decidir qual o momento certo de avançar, considere o seguinte:
Você tem o contato da pessoa certa para fazer o follow-up?
Enviar um e-mail de agradecimento até um dia após a entrevista é uma opção adequada para demonstrar seu interesse pelo cargo, mas esse tipo de contato não costuma ser respondido de modo imediato.
Lembre-se que recrutadores e gerentes de contratação lidam com diferentes processos seletivos e que pode levar algum tempo até que seja tomada de decisão.
Há uma expectativa quanto ao prazo de resposta?
Pode ser que você tenha perguntado sobre os próximos passos após a entrevista ou a pessoa com quem você conversou já tenha passado uma previsão de retorno.
Nesse caso, é bom demonstrar que você é paciente e sabe respeitar o prazo estipulado — vale até aguardar mais um ou dois dias depois disso para se comunicar com a empresa. E não deixe de checar as caixas de mensagens dos contatos que você incluiu no CV e informou na entrevista (inclusive na pasta de spam).
Como é o processo de recrutamento?
É muito provável que as entrevistas continuem por mais alguns dias e só haja uma definição de quem é a pessoa ideal para a vaga depois de uma revisão geral das informações sobre todas as pessoas pré-selecionadas. Por isso, é bom esperar pelo menos dez dias antes de fazer o acompanhamento de sua situação.
Quanto tempo leva da entrevista à contratação
O tempo entre uma entrevista de emprego e uma possível oferta de contratação pode variar de acordo com uma série de fatores, tais como:
- Quantidade de pessoas selecionadas
- Atrasos no processo de avaliação
- Revisão das necessidades para o cargo
- Comparação de candidaturas
- Pausas ou mudanças inesperadas
Enquanto não chega o momento certo de fazer o follow-up, é melhor seguir por onde o sinal está verde. Ou seja, continue sua busca por emprego e capriche nas candidaturas para conseguir outras convocações para entrevistas.
E se você busca por um novo emprego, não deixe de acessar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de forma grátis e ainda por tempo ilimitado. Basta preencher o formulário a seguir e começar agora mesmo!
Como fazer um bom follow-up de entrevista de emprego
Além de esperar pelo momento mais oportuno, escolha a melhor maneira de fazer follow-up após uma entrevista de emprego para não prejudicar sua imagem ou diminuir suas chances de sucesso na competição pela vaga:
1. Agradecendo a entrevista
Escreva um texto breve e cordial para agradecer o tempo dedicado à sua entrevista. Você pode mencionar seu entusiasmo por participar do processo e acrescentar uma frase ou perguntar sobre algo que foi conversado, mas é melhor não questionar como foi seu desempenho ou algo nesse sentido.
Além disso, evite fazer esse tipo de contato por aplicativos de mensagem. O melhor é enviar por e-mail em no máximo 24 horas após o encontro ou videoconferência com o entrevistador ou entrevistadora.
2. Acompanhando seu status
Se você não receber nenhuma comunicação até a data estipulada ou depois de se passarem 10 dias, vale enviar um e-mail ou até uma ligação para acompanhar o status da sua candidatura — se a pessoa responsável pela avaliação tiver indicado que você pode fazer contato por telefone.
Em ambos os casos, é importante manter uma postura profissional e reforçar seu interesse em contribuir com a equipe da empresa, informando que você gostaria de ter notícias sobre o processo de seleção para o cargo.
De preferência, siga este pequeno roteiro:
- Trate a pessoa pelo primeiro nome e agradeça novamente a oportunidade
- Identifique-se, citando que você passou por uma entrevista para tal vaga de emprego e deseja saber sobre o andamento da seleção
- Antes de se despedir, mencione algo positivo sobre a empresa ou outro fato que tenha feito parte da conversa e se ofereça para fornecer qualquer outra informação necessária
3. Informando um fato novo
Muitas coisas podem acontecer enquanto uma pessoa aguarda retorno sobre uma entrevista de emprego, ainda mais quando ela continua em busca de uma boa oportunidade de trabalho em sua área. Se outra empresa lhe oferecer um emprego durante esse período, por exemplo, não é preciso aguardar o momento certo para fazer contato.
Informe o fato por e-mail ou telefone, quer você aceite a outra oferta ou prefira fazer uma consulta sobre a entrevista antes de decidir. Esse é o tipo de fato que pode influenciar a situação de sua candidatura, então esclareça a sua preferência e peça a resposta em um prazo razoável.
Ah! E não de esqueça de inserir todas as novidades em seu CV, mas sempre lembrando de deletar as informações muito antigas e de não ultrapassar de duas páginas. Você pode baxar gratuitamente os nossos modelos de currículo e sempre ser destaque.
4. Fazendo um segundo contato
Após fazer um contato no qual você declara estar aguardando resposta sobre determinada entrevista, procure aguardar mais uma ou duas semanas antes de tentar novamente. Se possível, inclua seu e-mail inicial nessa mensagem ou comece a conversa se referindo ao telefonema anterior. A dica para não soar muito insistente é afirmar que você imagina que o processo ainda esteja em andamento. Ao concluir, explique que você gostaria de um retorno pois tem um interesse especial pela vaga.
A menos que haja uma orientação expressa para aguardar até que a equipe de RH se manifeste, você tem todo o direito de fazer follow-up de entrevista de emprego. Pode acontecer de algumas empresas não enviarem qualquer retorno (positivo ou negativo) aos candidatos, mas não desanime e faça uma ou duas tentativas de acompanhamento dentro de um prazo razoável.
E aí, gostou de saber como fazer o follow-up após uma entrevista de emprego da mineira correta? Então, aproveite e compartilhe o link desse texto em suas redes sociais.
Texto com parceria de OnlineCV
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!
gostei muito do site parabéns 🙂
Muito bom esse site! Olha, parabéns pelo conteúdo!