Você ocupa um cargo de liderança e quer se tornar um profissional reconhecido pela empresa e pela equipe? Então veja agora qual a importância de um líder e aprenda mais sobre os erros que um líder deve evitar. Vamos conferir?
Qual a importância de um líder?
As dificuldades para as empresas não têm sido poucas no último ano, devido a pandemia do covid-19. Por conta disso, não é novidade que uma boa liderança tem sido essencial para manter os negócios em um bom patamar e os colaboradores engajados com a empresa.
De acordo com a edição 2021 da Trust Barometer, realizada pela Edelman, as empresas são consideradas as instituições mais confiáveis, competentes e éticas, comparativamente ao governo, às ONGs e à Mídia com um índice de confiança de 61%.
Sabemos que, para essa confiança ser conquistada, é preciso começar de dentro da empresa entre os líderes e colaboradores.
O exercício da liderança é um dos papéis que mais vem crescendo sob o ponto de vista do protagonismo no mundo dos negócios. Nesse contexto, a liderança pode ser exercida de várias maneiras, pois depende muito do perfil do líder à frente dos negócios.
O mundo dos negócios tem provocado muitas mudanças nos estilos de liderança, passando desde o “líder autoritário” (desejo de “mandar”) até o “líder inspirador” (desejo por compartilhar e desenvolver).
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Erros que um líder deve evitar
Segundo Fábio Fick, sócio da Kienbaum Consultoria, na jornada da liderança, alguns erros devem ser evitados. São falhas comuns e que muitas vezes não são percebidos pelos líderes. Confira:
1. Não ser o exemplo de referência
Quando ocorre uma distância enorme entre o que fala e o que pratica. Nesse caso, a equipe não irá confiar na liderança e nas suas atitudes.
2. Não compartilhar os planos de sua área ou de seu negócio
Gostar de navegar sem direção. Não comunicar com clareza o que acontece e o que se espera da equipe;
3. Ser centralizador
Conquistar o papel do líder muitas vezes gera insegurança em delegar funções e responsabilidades. Não acreditar na equipe e não desenvolver sucessores passa a ser um pecado mortal para o líder e para o negócio. O líder deve ser o maestro e não o músico;
4. Não ouvir a equipe
Achar que por ser líder, deve saber todas as respostas, é um dos maiores erros. O líder deve promover o foco na solução e integrar a equipe nesse processo. Saber perguntar ajuda muito na busca das melhores soluções;
5. Medo de decidir e de errar
O maior aprendizado vem de decisões que nem sempre deram certo. Não decidir e arriscar é ficar no mesmo lugar o tempo todo, porém, a “fila anda”;
6. Não dar, não saber dar e não pedir feedback
Conversas duras muitas vezes são necessárias. A falta de feedback traz a cegueira no plano do desenvolvimento e não cria o estímulo para o crescimento do líder, do liderado e do negócio. Seja honesto com você mesmo e com os outros;
7. Querer ser a estrela solitária
O papel do líder pressupõe habilidade de influência e de relacionamento. Nada é conquistado sem a colaboração de outras partes. O líder deve ser o protagonista no papel de conduzir o time sem estrelismo;
8. Não liderar pelo medo, pela imposição ou pela força
Isso intimida o ambiente criativo e colaborativo. Distancia as pessoas e cria um abismo nas relações. Com o tempo (pouco tempo) o fracasso é garantido.
Agora que você já anotou as dicas e aprendeu qual a importância de um líder, aproveite e compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais.
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