Conheça agora tudo sobre a Engenharia Civil, saiba tudo sobre a área com a Catho e descubra como anda o mercado de trabalho voltado para este cargo.
Engenharia Civil
Capaz de aplicar conhecimentos específicos de forma prática com o intuito de produzir novas utilidades, a Engenharia Civil estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica, e coordena o desenvolvimento ou até mesmo a produção.
Esta área está ligada com as Ciências Exatas, mas nem toda engenharia é relacionada somente com matemática e objetos concretos. A Engenharia Genética, por exemplo, é mais ligada à Biologia.
| Conheça já as melhores vagas do mercado para Engenharia Civil
Perfil do Profissional de Engenharia Civil
Um profissional de engenharia civil deve ter interesse nas novas tecnologias, mas antes de tudo precisa saber das ciências básicas.
Por ser uma pessoa de formação técnico-científica, o profissional deve ser capaz de resolver problemas tecnológicos, práticos e muitas vezes complexos, ligados à concepção, realização e implementação de produtos, sistemas e serviços.
Saber atuar em equipes multidisciplinares é fundamental, pois o trabalho no dia a dia envolve especialistas tanto de ciências básicas quando de ciências aplicadas.
Também é preciso saber projetar e conduzir experimentos e, com visão científica, analisar e interpretar resultados.
Outro ponto que deve ser levado em conta é a educação continuada. Saber se comunicar efetivamente – oral e escrita – e ter habilidades de informática são importantes para quem quer crescer na área.
Um engenheiro civil leva em média um ano para chegar a esse cargo – a partir do cargo de estágio em engenharia civil. *Fonte: Guia de Carreira Catho dezembro/2018 |
Formação
Engenheiros projetam materiais, estruturas e sistemas; consideram as limitações impostas pela praticidade, regulamentação, segurança e custo.
Para atuar em qualquer tipo de engenharia é preciso fazer um curso de bacharelado que tem duração de 5 a 6 anos, dependendo da modalidade (matutino ou vespertino).
As disciplinas e atividades em laboratório podem variar de acordo com a engenharia escolhida, mas há disciplinas ligadas à desenho técnico, Administração, Economia e Legislação.
Uma vez formado, o profissional pode se especializar por meio de pós-graduação na área desejada ou se preferir ainda pode fazer um curso de mestrado e, posteriormente, doutorado.
32% dos profissionais nessa área são graduados em Engenharia Civil 24% têm curso de pós-graduação 34% têm inglês intermediário *Fonte: Guia de Carreira Catho dezembro/2018 – cargo de Engenheiro Civil |
O que faz este profissional?
Existem aproximadamente 35 tipos de engenharias no Brasil, e o profissional de Engenharia Civil, por exemplo, (a carreira mais procurada) pode atuar em:
Construção civil – projeta, constrói e reforma prédios residenciais e comerciais, bem como grandes instalações (shoppings, aeroportos, estágios).
Estruturas e fundações – projeta e edifica fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, calculando o material necessário para a obra e suas dimensões.
Gerência de recursos prediais – mantém a infraestrutura dos prédios em ordem com o intuito de estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.
Hidráulica e recursos hídricos – projeta, gerencia e executa obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem e até mesmo obras costeiras.
Infraestrutura e transporte – projeta e constrói obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.
Saneamento – projeta e constrói obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.
Salário de um Engenheiro Civil
Média salarial – engenheiro civil
Média – R$ 7.334,46
*Guia de Carreira da Catho – dezembro/2018
Principais habilidades
- saber resolver problemas complexos
- capacidade de tomar decisões
- capacidade de liderança
- capacidade matemáticas
- gestão de projetos
- capacidades de escrita
Carreiras relacionadas
Em quais atividades o profissional de Engenharia Civil pode trabalhar
O engenheiro pode se formar e atuar em diversas especialidades como:
- Engenharia Acústica
- Engenharia Aeronáutica
- Engenharia Agrícola
- Engenharia em Agrimensura
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia Ambiental
- Engenharia de Aquicultura
- Engenharia Biomédica
- Engenharia Cartográfica
- Engenharia Civil
- Engenharia da Computação
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia Elétrica
- Engenharia de Energia
- Engenharia Física
- Engenharia Florestal
- Engenharia Hídrica
- Engenharia de Horticultura
- Engenharia Industrial
- Engenharia de Materiais
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Mecatrônica
- Engenharia Metalúrgica
- Engenharia de Minas
- Engenharia Naval
- Engenharia de Pesca
- Engenharia de Petróleo e Gás
- Engenharia de Produção
- Engenharia Química
- Engenharia Sanitária
- Engenharia de Segurança do Trabalho
- Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária
- Engenharia de Telecomunicações
- Engenharia Têxtil
| Descubra mais áreas em nosso Guia de Profissões
Trilha de Carreira
Estágio em engenharia => Assistente de engenharia => Analista de Engenharia => Coordenador de Engenharia => Gerente de Engenharia => Diretor de Engenharia
O Engenheiro Civil
- 32% são formados em Engenharia Civil
- 24% têm curso de pós-graduação
- 34% têm inglês intermediário
Você sabia?
Engenharia – do latim INGENIARE (inventar) e INGENIUM (inteligência) |
A cada dia, o mercado de trabalho brasileiro precisa de mais pessoas com nível superior em engenharia. Essa profissão é de extrema importância para o crescimento econômico do País, porém, se compararmos o Brasil com a China, Índia ou Rússia – países emergentes -, por exemplo, temos formado menos profissionais ao longo dos anos.
Outro fator para a falta de mão de obra é que metade dos profissionais com diploma na área acaba atuando em outra. No final de 2013, um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostrou que 7 entre 10 profissionais de ciência, tecnologia e engenharias não ocupam postos de trabalho em suas áreas de formação. Ou seja, 50% dos engenheiros trabalham em outros setores que não são ligados à engenharia em si.
| Conheça o nosso Modelo de Currículo para Engenheiros
E aí, se apaixonou pela profissão Engenharia Civil? Conte para gente lá nas redes sociais e compartilhe com seus amigos que também pensam seguir a área.