Entenda o que estuda quem faz faculdade de Engenharia Aeronáutica

imagem de capa de um engenheiro civil projetando uma casa

Construir aeronaves e projetar foguetes são algumas das atividades desenvolvidas pelos engenheiros aeronáuticos. Porém, você sabe o que esses profissionais estudam para conseguir fazer isso?

Aqui no artigo apresentaremos quais as disciplinas abordadas durante a graduação e os conhecimentos gerais exigidos pela profissão. Então, se você se interessa pelo tema ou cogita fazer esse curso no vestibular, confira o artigo a seguir!

O que um engenheiro aeronáutico precisa conhecer?

Trabalhar com Engenharia Aeronáutica exige um forte domínio de elementos técnicos. Esses estão relacionados tanto com a estrutura das aeronaves quanto com aspectos do meio ambiente, seja sobre a gravidade, força do vento, etc.

O engenheiro precisa ser alguém dinâmico e curioso que está sempre em busca de novas informações. Isso dá ao profissional estímulo para manter-se atualizado, algo muito importante em uma área em que as tecnologias mudam constantemente.

É imprescindível ainda que o engenheiro saiba inglês, afinal, muitos manuais e materiais do setor aeronáutico são produzidos nesse idioma. Além disso, voos comerciais e projetos espaciais estão inseridos em um mercado extremamente globalizado.

Quais as disciplinas abordadas no curso de Engenharia Aeronáutica?

Quem opta por um curso de Engenharia Aeronáutica pode trabalhar na manutenção ou projeção de aeronaves, helicópteros e foguetes.

Independentemente do setor, a faculdade apresenta disciplinas que auxiliam o aluno a proporcionar segurança para quem utiliza esses meios de transporte.

Em resumo, a graduação tem duração média de cinco anos e traz muitas matérias de exatas, com foco nas áreas de matemática e física. Sendo assim, apesar das variações de cada instituição, as principais disciplinas abordadas no curso são:

Mecânica

Você estuda a composição das estruturas gerais das aeronaves e aprende sobre motores e fluidos.

Cálculo Diferencial

Trabalha com conceitos de variável, função e todos os cálculos-base para desenvolver coordenadas e projeções.

Desenho Técnico

O aluno aprende formas de desenhar que permitam a visualização espacial de estruturas e modelos de aeronaves.

Aerodinâmica

Aborda os conceitos físicos da aerodinâmica que estão relacionados à pressão do ar e movimentação de fluidos.

Propulsão

Estuda sistemas de propulsão trabalhando com conceitos de termodinâmica dos motores, empuxo, turbinas, etc.

Engenharia de Materiais

Analisa resistência de diversos materiais que compõem as aeronaves: polímeros, vidros, fibras, etc.

Projetos

É aqui que o aluno “coloca a mão na massa”. Esse é o momento de projetar modelos de aviões ou foguetes, bem como analisar a construção de cada uma de suas partes: asa, fuselagem, motor, etc.

Além das aulas cotidianas, o aluno também precisa passar por um período de estágio curricular obrigatório, no qual pode colocar em prática todo o conteúdo aprendido durante a faculdade. Ademais, é preciso elaborar um projeto de conclusão de curso.

A Engenharia Aeronáutica é uma graduação com alto nível técnico e exige dedicação dos alunos. Na faculdade é necessário gostar de fazer cálculos e no mercado de trabalho a regra é manter-se atualizado.

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!

Avalie esse artigo:
Autor

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!