Quem escolhe o direito como área de atuação ganha de presente um leque com diferentes oportunidades. Isso porque existem muitas vertentes de trabalho e carreiras para se seguir e cada uma conta com especialidades distintas na área jurídica.
Ao formar-se como bacharel em direito é possível trilhar no setor público como juiz, promotor, procurador, defensor público, delegado ou no setor privado como diplomata, árbitro, consultor legislativo… E muitas outras profissões.
No entanto, dentre tantas opções diferentes, uma das carreiras que sempre atrai atenção dos que estão se preparando para atuar na área permanece sendo a advocacia.
A Advocacia
Nela, o profissional trabalha para representar e defender os interesses de seus clientes agindo sempre conforme a lei. Essa também é uma carreira muito ampla e diversificada, pois os casos podem se encaixar em diferentes áreas como a civil, empresarial, eleitoral, ambiental, penal, tributária, trabalhista e previdenciária.
Um dos maiores diferenciais da advocacia para as outras áreas de atuação é que para atuar como advogado, além de ter o diploma de bacharel em direito, é necessário que o profissional se inscreva na OAB e passe no exame.
A OAB
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é uma entidade fundada em 1930 que tem o objetivo de estabelecer norma nas ações feitas pela categoria no país. Ela existe para representar e regulamentar de maneira oficial a advocacia aqui no Brasil, assim como os direitos e deveres desses profissionais.
A entidade se chama Ordem dos Advogados devido a uma tradição que veio desde a cavalaria da Idade Média. A ideia que queriam transmitir com esse nome era que um advogado poderia ser um tipo de cavaleiro das leis.
O famoso Exame de Ordem é organizado pela própria OAB. A obrigatoriedade dessa prova faz com que frequentemente surjam muitos questionamentos sobre a sua importância.
Afinal, esse documento é realmente necessário? Para que ele serve?
O Exame
O Exame da OAB é um método criado para verificar se os bacharéis em direito ou estudantes do último ano do curso estão aptos a serem advogados. Com o crescimento e a popularização de diversos cursos de direito, muitas vezes o ensino repassado aos alunos pode ser de baixa qualidade ou precário.
A aplicação do teste aos interessados na carreira foi uma maneira que encontraram de filtrar e capacitá-los antes de iniciar a carreira.
Por isso, a importância dessa prova é justamente essa: a verificação e comprovação de que o candidato tem realmente o conhecimento técnico e as práticas necessárias para exercer a profissão de advogado.
Se você tem curiosidade e não sabe como é aplicado o teste, é preciso saber que ele é composto por perguntas de conhecimento jurídico, com questões relacionadas ao estatuto de advocacia e seu regulamento geral, filosofia do direito, código de ética, entre outras.
O Exame de Ordem é dividido em duas fases. A primeira é objetiva e tem 80 questões com alternativas para se assinalar, enquanto a segunda conta com 4 questões abertas discursivas e uma peça profissional. Esse teste pode ser feito em três oportunidades durante o ano.
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!