Em geral, o estágio é um dos principais pontos que nos vem em mente quando o assunto é mercado de trabalho na graduação, afinal essa é uma etapa muito importante para o desenvolvimento de carreira de todo profissional. Porém, como funciona o estágio na graduação EAD?
Assim como diversos outros pontos relacionados a graduação, esse também é composto por muitas dúvidas. Por exemplo, como funciona o estágio para os estudantes que não frequentam presencialmente a instituição, ou seja, os alunos de cursos EAD – ensino à distância.
Será que eles também podem fazer um estágio? Se você tem interesse em ingressar em um curso de ensino à distância, mas ainda não sabe como funciona o estágio para essa modalidade, continue a leitura para essa dúvida. Vamos conferir?
Para que serve o estágio?
O estágio serve para o aluno colocar em prática toda a teoria adquirida no ensino superior, ou seja, é fundamental para os estudantes que desejam possuir uma experiência mais profunda acerca do conhecimento adquirido. Assim, poderá saber se realmente é a profissão que ele deseja para o futuro.
Em outras palavras, o estágio integra o processo formativo do aluno e faz parte do projeto pedagógico do curso, permitindo que os estudantes apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em aula.
Além de proporcionar experiência prática, o estágio ajuda a desenvolver habilidades profissionais, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas, além de facilitar a inserção do estudante no mercado de trabalho ao criar uma rede de contatos e aumentar a empregabilidade.
Como funciona o estágio para os alunos de EAD?
Segundo a Lei do estágio – 11.788/08, todos os estudantes regularmente matriculados em cursos superiores, autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, têm direito a realizar estágio.
Conforme a Lei do estágio, é considerado um “ato educativo escolar supervisionado” que visa preparar os alunos para o mercado de trabalho.
Portanto, os estudantes que fazem cursos de educação a distância também estão aptos a realização de um programa de estágio e poderão participar de processos seletivos para vagas de estágio.
Lembrando que alguns contratos de estágio devem ser encaminhados para a faculdade. Dessa forma, ao encontrar uma vaga que melhor se encaixa no seu perfil, é bom verificar com a instituição se é necessário levar o contrato na faculdade para assinarem também.
💡 Veja também: Modelo de Currículo para Estagiário
Estágio obrigatório ou não obrigatório nos cursos EaD
Nos cursos EaD, a realização do estágio pode ser obrigatória ou não, dependendo da grade curricular do curso. Os estudantes que precisam cumprir essa exigência devem realizar o estágio em períodos finais da graduação, onde terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso.
O estágio obrigatório é comum em áreas que exigem vivências práticas, como nas áreas de saúde e engenharias, enquanto o estágio não obrigatório pode ser uma opção para cursos que não exigem essa experiência para a titulação.
Independentemente do tipo, o estágio é uma oportunidade valiosa para os alunos de EaD, por permitir que eles adquiram experiência prática, desenvolvam habilidades e se preparem para o mercado de trabalho, mesmo que a formação tenha sido realizada remotamente.
Vagas para estágio para todas as áreas de trabalho
Você quer encontrar oportunidades incríveis de estágio? Basta acessar o site da Catho que encontrará milhares de vagas de estágio para todas as áreas, sempre atualizadas e apropriadas para você iniciar com o pé direito sua carreira profissional.
E aí, gostou do texto? Compartilhe com seus amigos que também estão procurando por estágios e deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!