Dicas para quem tem trabalho no final de semana

trabalho no final de semana

O final de semana chegou e você tem trabalho e algumas tarefas a executar. São os e-mails pendentes para responder ou um relatório para analisar. Infelizmente não são atividades que pode se dar ao luxo de concluí-las ao longo da próxima semana.

Talvez o projeto em que está atuando tenha sofrido um ajuste nas entregas ou você, simplesmente está com uma demanda maior do que o normal. Isso pode acontecer e causar questionamentos:

“Trabalho para não prejudicar o resto da semana ou foco apenas em aproveitar o meu final de semana?”

Como tudo na vida, lembre-se que sempre existirão mais opções para resolver um problema do que as que você tem em mente atualmente. Com esta situação não é diferente. Você pode, sim, aproveitar o seu final de semana e trabalhar sem deixar que uma coisa afete a outra. Saiba como a seguir!

Dicas para quem tem trabalho no final de semana

Se você tem um trabalho no final de semana, não deixe de anotar as nossas dicas para aproveitar melhor o seu tempo e gerencia-lo de maneira correta. Conheça:

1. Defina o que precisa adiantar no trabalho no final de semana

Faça uma lista das atividades que deseja executar no final de semana e estime o tempo necessário para executar estas atividades. Se perceber que precisa trabalhar um volume maior do que quatro horas por dia, saiba que, dificilmente, conseguirá tirar muito proveito do seu final de semana.

Agora se você precisar trabalhar menos de quatro horas por dia, fique tranquilo. Com certeza você conseguirá administrar a sua rotina de forma que consiga equilibrar diversão, saídas com a família e conversa com amigos com estas pequenas atividades profissionais.

2. Escolha momentos no final de semana para se divertir

O que mais você deseja fazer no final de semana? Existem momentos especiais que deseja curtir? Ir para à praia com a família, fazer churrasco para os amigos, comer em um novo restaurante, visitar uma exposição ou ir ao teatro?

Pergunte, também, para os membros da sua família ou amigos como eles desejariam aproveitar o final de semana. Isto vai te ajudar a identificar outros momentos de diversão importantes que, talvez, você ainda não tenha percebido até o momento.

[formulario]

3. Identifique momentos que você tende a consumir tempo sem usufruir plenamente

Pense como aproveita o seu final de semana. Perceba que durante um sábado, você não fica 16 horas curtindo. Existem períodos nos quais vai estar sozinho ou que não estará interagindo com ninguém.

O importante é perceber quais são estes momentos de ócio durante o final de semana. Momentos nos quais você pode aproveitar sem gerar impacto em suas atividades de lazer planejadas.

4. Respeite o seu final de semana, trabalhando apenas nos momentos certos

Após analisar a demanda de trabalho, os períodos e as atividades de diversão e os momentos em que você estará disponível sem afetar o seu descanso, programe todo o seu final de semana para que tenha claramente definido o que vai fazer e quando.

Aproveite e converse com as pessoas que farão parte do seu final de semana sobre o período estará curtindo e os períodos que escolheu para trabalhar. Mostre que os momentos de trabalho não impactarão negativamente na diversão e nem na qualidade destas situações.

Isto te ajudará a evitar o risco de amigos e familiares fazerem pressão para que você fique 100% do tempo “se divertindo”, o que raramente ocorre. A vida é um eterno alinhamento de expectativas e, fazendo isso adequadamente, as pessoas que estão ao seu redor – e que realmente se importam com você -, respeitarão as suas decisões e te apoiarão.

E aí, gostou das nossas dicas para quem tem trabalho no final de semana? Então, aproveite para fazer o seu comentário aqui embaixo e também para compartilhar o texto em sua rede social favorita!

Avalie esse artigo:
Autor

Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesse milhares de vagas de emprego, incluindo home office!