Como funciona a área de Psicologia? Como é o mercado de trabalho para as profissões deste campo? Confira a seguir e saiba onde atuar!
Profissional de psicologia
Um eterno interessado no comportamento humano: assim podemos definir o profissional de psicologia. Com o seu foco único e exclusivamente voltado para pessoas, esse profissional tem como condição indispensável gostar de pessoas e de lidar com elas.
Atualmente, a vida da população tem se tornado cada vez mais corrida e estressante – levando a casos de problemas comportamentais e sociais – e o auxílio de psicólogos se torna essencial para contornar essas situações por meio de conversas e terapias diversas.
E por causa desse e de outros fatores que a profissão tem ganhado maior visibilidade na sociedade e no mercado de trabalho.
Por definição, psicólogos estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional, processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições; para análise, tratamento, orientação e educação.
Resumindo, o profissional de psicologia – com esse leque de possibilidades – pode direcionar seus estudos e carreira tanto para área da saúde como para organização de pessoas.
Faculdade de psicologia
O curso de psicologia tem duração de 5 anos e conta com dois tipos de habilitação, o bacharelado e a licenciatura – os quais dependendo da instituição, é oferecido separadamente as duas habilitações ou somente após um período básico que o aluno opta qual seguir.
Enquanto o bacharelado tem a função de formar profissionais destinados à área da saúde; com objetivo de diagnosticar, tratar e prevenir doenças e distúrbios mentais e de personalidade.
Já a licenciatura, capacita o profissional para a educação – podendo esse ser professor ou orientador educacional, desenvolver de metodologias pedagógicas voltadas tanto para o ensino fundamental/médio/superior ao profissionalizante.
Ao longo dos 10 semestres do curso, o estudante de psicologia é introduzido a diferentes vertentes do conhecimento na grade curricular, composta por disciplinas das áreas da Saúde, Biologia e Ciências Humanas.
Dentre as diversas matérias que compreende o curso, as principais são: Análise do Comportamento, Código de Ética do Psicólogo, Bases Biológicas do Comportamento, Neurologia, Antropologia, Teoria Psicanalítica e Psicologia do Desenvolvimento.
No decorrer do curso o aluno precisa realizar as horas de estágio supervisionados obrigatórias para concluir a graduação e em algumas instituições também é necessário a entrega do Trabalho de Término do Curso (TCC).
Após o termino do curso – para começar a exercer a profissão de psicologo – o aluno precisa se registar no Conselho Regional de Psicologia (CRP)
Mercado e áreas de atuação para psicologia
O mercado de trabalho para o profissional de psicologia é bastante amplo, podendo esse atuar em diferentes áreas.
Além de atender pacientes em clínicas ou hospitais (sejam eles públicos ou privados) e participar de equipes organizacionais em instituições de ensino, o profissional de psicologia pode trabalhar também em áreas de gerenciamento de pessoas dentro de empresas, auxiliando na criação de produtos e nos processos de recrutamentos e seleção.
Ainda pensando nas áreas de atuação, um dos setores que mais tem ganhado destaque é no auxílio na preparação de atletas e equipes esportivas. Outro seguimento que vem crescendo para este profissional é a neuropsicologia, que realiza atendimento a pacientes com transtorno de aprendizagem e dislexia.
Qualificações para profissões em psicologia
Segundo pesquisas do Ministério do Trabalho, o profissional de psicologia tem que possuir as seguintes características: respeitar valores e crenças dos clientes, ser bom ouvinte, demonstrar capacidade de contornar situações adversas e demonstrar imparcialidade. Juntamente com esses comportamentos.
Gostou das nossas dicas sobre áreas de psicologia? Aproveite então para compartilhar o link do conteúdo em sua rede social favorita!