A maioria dos trabalhadores brasileiros busca evoluir na carreira e ter sucesso profissional, pois é com ele que conquistam o reconhecimento, além de contribuir para a realização pessoal.
Então, se você também busca ter sucesso profissional, confira 15 dicas sobre o tema e saiba como manter sua constante evolução na jornada profissional. Vamos conferir?!
1. Adequação vocacional
Neste campo, avalia-se o quanto o profissional se sente confortável com sua ocupação atual ou com sua profissão no geral. É importante entender todos os porquês que respondem suas dúvidas quanto sua área de atuação.
2. Competência profissional
Em que você é realmente competente? Que contribuições ou benefícios você pode proporcionar a um empregador, ou cliente? Você sabe desenvolver diversas atividades em sua equipe? Neste campo vale perceber o quão competente e a capacidade de propor melhorias do profissional.
3. Saúde física, mental e espiritual
Chegou o momento de avaliar a sua saúde, você usa analgésico com frequência? Pratica esportes? Ponha no papel se você tem feito exercícios, tirado um tempo para ficar só e refletir. Você se sente confortável para dar e receber conselhos, se sente equilibrado e leve?
4. Reserva financeira
Guardar dinheiro parece ser um desafio para a maioria dos brasileiros, por isso serve como um excelente índice para o diferenciar dos outros. Sua capacidade de se organizar quanto ao seu dinheiro deve ser posta em avaliação. Quanto mais equilíbrio entre o que se ganha e o que gasta, melhor.
5. Relacionamentos
Pessoas e relacionamentos esta é uma das esferas profissionais mais importantes de uma carreira, afinal, organizações são compostas por pessoas. Aqui a avaliação deve ampliar toda a sua vida, a sua capacidade de cultivar relacionamentos, a quantidade de pessoas a quem você é conectado.
6. Disposição
É a capacidade de estar sempre alerta, disposto e disponível para as mais diferentes tarefas, sem ninguém mandar. Pessoas muito dispostas são cada vez mais essenciais, pois têm uma capacidade de trabalho redobrada, não desanimam facilmente e servem de exemplo para quem as rodeia.
7. Pontualidade
É cada vez mais valorizada. Trata-se de sinal de respeito e comprometimento com os demais. Ser pontual não significa apenas chegar no horário, mas cumprir prazos ou negociá-los, previamente. Implica também dar retorno aos e-mails, telefonemas ou quaisquer solicitações o mais rapidamente.
8. “Estudabilidade”
Inventei esta palavra, para resumir uma atitude importantíssima: a determinação em aprender, estudar, pesquisar, procurar alternativas e soluções para problemas e desafios. Há pessoas que conseguem resolver situações difíceis, pelo estudo de casos solucionados por outros indivíduos.
9. Proatividade
Um dos significados do prefixo “pro” é antecipação. A pessoa proativa está sempre se antecipando aos acontecimentos, fazendo planos de como agir no futuro baseado em uma análise racional do presente, identificando e selecionando alternativas para diferentes cenários. Pessoas assim resolvem os desafios antes de se transformarem em problemas.
10. Resiliência
É a habilidade do indivíduo para superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em desespero. É também a capacidade de enfrentar e resolver problemas sem se abater ou desanimar. Indivíduos resilientes conseguem, muitas vezes, transformar sofrimento em aprendizado.
11. Profissionalismo
É a determinação do indivíduo de cumprir seu trabalho de maneira correta e bem planejada. É também a atitude de sempre entregar tudo o que é combinado em todas as áreas profissionais. Pessoas assim se desdobram para cumprir a palavra ou seus compromissos de qualquer maneira.
12. Coragem
É a capacidade de enfrentar desafios com confiança e destemor ou de se expor em situações de crise ou dificuldade com confiança e firmeza, mesmo correndo riscos que a maioria não aceitaria. Pessoas assim contagiam todos a sua volta, com seu exemplo de enfrentar os problemas mais difíceis em primeiro lugar.
13. Temperança
Significa equilibrar-se, colocar-se sob limites e procurar assegurar o domínio da vontade sobre os instintos. Ter temperança é uma qualidade de quem modera o que faz, não age apenas pelas suas vontades e que sabe tomar decisões equilibradas. Significa ter a capacidade de medir muito bem as consequências de seus atos.
14. Altruísmo
A palavra altruísmo foi criada pelo filósofo francês Auguste Comte, que a definiu como “o grupo de disposições que inclinam os seres humanos a se dedicar aos outros”. É a atitude de abdicar de interesses pessoais em benefício de outra pessoa ou do interesse coletivo. Pessoas altruístas conquistam a admiração e o respeito por seus atos, não por suas palavras.
15. Empatia
É a capacidade psicológica de compreender pensamentos e emoções, procurando experimentar, de maneira objetiva e racional, os sentimentos dos outros indivíduos.
É a habilidade de se colocar no lugar das pessoas, para compreender de que modo elas tomam suas decisões, não necessariamente para ajudá-las, mas para negociar melhor, por exemplo. Quanto mais você desenvolvê-las, melhores serão seus resultados profissionais e pessoais.
A empatia é uma das soft skills mais comuns e, por isso, muito buscada por recrutadores. Saiba mais sobre essas competências e confira como aperfeiçoá-las para impulsionar sua carreira!
Colocou todas as informações no papel? Agora faça um diagnóstico! Um diagnóstico não é a listagem de problemas, mas trata-se principalmente do desenho da solução de cada um dos problemas encontrados durante o check-up. Mãos à obra, chegou a hora de dar aquela turbinada na sua carreira!