A demissão por justa causa é um dos maiores medos daqueles que trabalham com carteira assinada. Pensando então em uma maneira de prevenção, veja como não ser demitido de seu emprego e também quais são os principais erros que você pode cometer.
Além disso, descubra as ações mais comuns que levam um profissional a ser demitido e fique atento ao seu comportamento. E descubra como pode se aperfeiçoar para ficar longe da lista negra.
Vamos conferir?!
Como não ser demitido
A demissão de um profissional é uma ação regente da CLT, onde requer o desligamento de um funcionário de sua atual empresa.
Mas mesmo assegurado, o desemprego é com certeza a última opção daqueles que exercem uma profissão. Então, conheça agora algumas ações que você pode fazer e veja como não ser demitido.
1. Não se atrase
O trânsito, problema no meio de transporte, contratempos com os filhos ou qualquer outro imprevisto pode acontecer e isso é compreensível. O grande problema é quando o desvio é recorrente e injustificado.
Quando ocorrer alguma eventualidade, informe o seu chefe. Às vezes, não é o atraso que o irrita, mas sim a sua falta de comprometimento.
2. Tenha um bom relacionamento interpessoal
Assim como em uma peça mecânica, é fundamental que todas as peças estejam entrosadas. E em uma equipe de trabalho, isso não é diferente.
É preciso que haja um bom relacionamento interpessoal entre você e os colegas. Ou seja, é necessário ter um relacionamento saudável para que as tarefas ocorram sem erros.
Tente não se envolver em intrigas, seja positivo e ajude os colegas sempre que possível. Esse tipo de comportamento é extremamente bem visto e pode levar a uma futura promoção.
3. Priorize as entregas
Empenhar-se no desenvolvimento das tarefas impacta diretamente na qualidade da entrega dos serviços.
Além dos pontos ganhos com o superior imediato, as realizações repercutem em diversas áreas da empresa, assim como as más entregas.
Quando estamos à frente de um projeto é necessário ter dedicação total. Quando é feito de qualquer maneira, o prejudicado será apenas você mesmo.
O produto final é o espelho do seu empenho e, se você não se entrega completamente, pode se preparar para entregar currículos. Então, busque sempre manter o foco nas metas e realizar as entregas corretamente.
4. Não repita os erros
Falhar uma vez é compreensível. Duas vezes, talvez. Três, não. É importante tirar aprendizados dos deslizes.
Saiba ouvir e não repita os mesmos erros que te fizeram ganhar um sermão. Pesquise alternativas para solucionar os problemas e faça anotações para não correr o risco de cometê-los novamente.
5. Não faça tantas reclamações
Reclamar da empresa e contaminar as pessoas próximas a você com reclamações não é nada bacana.
O ideal é apenas fazer críticas construtivas, pois elas são bem-vindas. Queixar-se frequentemente pode fazer com que outras pessoas fiquem insatisfeitas e improdutivas.
Além disso, sair por aí esbravejando pode prejudicar sua imagem. As notícias ruins são as primeiras a chegar e essa insatisfação pode alcançar a chefia. Se você quer ser demitido, este é um “bom” caminho”.
6. Não entre na zona de conforto
A zona de conforto não se traduz da forma literal. Estar confortável não quer dizer estar sereno nas entregas e posição. Trata-se de estar confiante em permanecer onde se está.
Entregar com qualidade e estar preparado faz parte da zona de conforto. A busca por qualificação deve ser constante. Dominar as novas linguagens tecnológicas e ter na ponta da língua outro idioma é essencial para um plano de carreira.
Quando você amplia o currículo, a empresa reconhece a sua dedicação e ela, certamente, será recompensada. Procure então sempre renovar a sua motivação profissional e trilhe grandes caminhos.
Como aperfeiçoar o seu perfil profissional
Umas das maneiras de como não ser demitido é ser um profissional qualificado. Isto é, se tornar alguém competitivo e atraente para o mercado, além de útil para a empresa na qual se trabalha.
Conheça agora outras dicas de como você pode se aperfeiçoar para ser sempre bem sucedido em sua carreira e não estar na lista dos desligamentos:
- Aposte em uma qualificação online;
- Aprenda uma nova lingua;
- Pesquise sobre as tendência e necessidades do mercado;
- Aprimore suas habilidades e competências;
- Tenha sempre um currículo atualizado;
- Faça contato com diferentes times;
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As principais causas de demissão
O comportamento de um profissional tem tanta importância quanto as suas competências, por isso, ser bom no que faz não significa estabilidade no emprego.
A sua maneira de agir pode ser decisiva para sua jornada profissional, por isso, prestar atenção em seu comportamento profissional pode dar sinais se você será demitido ou não.
Anote agora algumas das ações que mais fazem os profissionais serem demitidos de uma empresa em nosso país.
1. Baixo desempenho profissional
Avalie sua atuação na função que ocupa na empresa, identificando os pontos fracos que precisam ser trabalhados.
Apure também os principais fatos que ocorreram nos últimos meses na empresa e o que pode ter influenciado na queda de seu desempenho.
Não espere chegar aos 45 minutos do segundo tempo para então entender que é preciso tomar decisões para reverter situações. Você pode solicitar feedbacks para ter certeza de sua atuação.
Análise com o superior imediato os resultados obtidos e quais são os esperados. Reavalie as estratégias e, se necessário, adote novas ações para a obtenção de resultados mais expressivos.
2. Falta de aderência à cultura da empresa
Infelizmente, o foco dos profissionais ainda está no curto prazo fazendo com que a cultura organizacional seja subestimada.
Um erro comum ao escolher uma empresa para trabalhar é analisar apenas o cargo e os benefícios, quando um ponto relevante é conferir se na empresa há aderência entre valores pessoais e a cultura.
Na velocidade atual do mercado, é importante compreender como a cultura organizacional poderá maximizar e gerar resultados mais rapidamente, permitindo sobreviver na empresa.
3. Não saber trabalhar em equipe
Como os aspectos comportamentais geram reflexos positivos e negativos na equipe, algumas atitudes são fundamentais para o convívio.
Aposte em saber trabalhar em equipe e foque em ações específicas para ter bons resultados. Entre elas destacam-se:
- manter o equilíbrio emocional,
- evitar concentração de poder,
- solucionar rapidamente dúvidas e problemas,
- evitar o mau humor e a antipatia.
Vale ressaltar que procurar o superior imediato para uma conversa e saber o que ele espera no exercício de suas funções em termos de resultados em equipe é aconselhável.
4. Atrasos e faltas
É preciso ter consciência de que atrasos e faltas poderão prejudicar a equipe e a corporação, causando transtornos.
A sua ausência traz desconfortos como o não cumprimento das metas e desfoque ao alcance dos resultados, a queda de motivação e a geração de um péssimo ambiente de trabalho.
Se necessário busque ajuda superior na empresa, conversando sobre as principais razões dos atrasos e faltas, estes esclarecimentos poderão ser decisivos no recebimento de feedback apropriado para solucionar os seus problemas.
5. Baixa empatia com o superior
O exercício da comunicação assertiva é uma das ferramentas básicas para a prática da empatia. É importante conseguir se posicionar no lugar do superior para entender suas atitudes e o seu posicionamento.
Manter um comportamento com o superior de acordo com o que gostaríamos que fosse feito conosco, é um passo muito grande para a busca de um relacionamento fundamentado na empatia.
Vale lembrar que o seu comportamento é a chave do seu sucesso, por isso, outra dica primordial é ter autoconhecimento, somente desta forma você terá competências para avaliar o seu próprio desempenho e identificar os pontos a melhorar.
Agora que você já aprendeu como não ser demitido, que tal compartilhar o conteúdo com seus amigos?! Basta copiar e colar o link do texto em sua rede social favorita para que seus amigos descubram as principais causas de demissão.