Você as vezes fica sem ânimo, se sentindo cansado mesmo que relaxado? Então, veja quais são os principais problemas decorrentes do esgotamento profissional e como o não tratamento pode implicar nisso.
Vamos conferir?!
O que é esgotamento profissional?
O esgotamento profissional não tratado pode gerar diversos problemas recorrentes. Também conhecido como Síndrome de Burnout, é causado pela exaustão devido a carga excessiva de pressão, trabalho ou competitividade.
É comum que os trabalhadores em um certo período da vida se sintam sobrecarregados em seu ambiente de trabalho. Essa questão pode afetar não só a saúde física mas principalmente a saúde mental.
Quando muitas tarefas são entregues ou os compromissos são maiores, alguns problemas decorrentes do esgotamento profissional podem surgir. Quando a rotina de trabalho é muito excessiva ou quando os profissionais são submetidos a cobranças e pressões, é comum que o cansaço apareça.
6 problemas decorrentes do esgotamento profissional não tratado
O nosso corpo suporta o estresse até um certo ponto. Quando esse ponto é atingido, alguns problemas podem acontecer, fazendo com que nosso organismo não saiba como lidar com eles. São nessas horas que o desequilíbrio mental e físico se manifestam. Veja a seguir alguns desses problemas:
1. Cansaço em excesso
Quando o esgotamento profissional é uma realidade, o cansaço excessivo, tanto físico quanto mental, é uma realidade.
Um profissional estressado pode se sentir cansado demais e sem energia para suportar o dia. No começo ele até pode achar que isso é normal devido à demanda de trabalho, mas quando esse problema não é tratado, pode chegar a estágios mais perigosos.
Em casos como esse, é comum não ter vontade de trabalhar ou então sentir medo do que o aguarda no dia. Uma dica bacana é criar uma agenda para ordenar suas tarefas, colocando-as em ordem de prioridades e sempre respeitando os seus limites.
2. Ansiedade
Outro problema comum decorrente do esgotamento profissional é desenvolver quadros de ansiedade. Quando os níveis de estresse estão muito altos, a ansiedade se torna tão grave que acaba atrapalhando o seu desempenho no trabalho.
Além disso, a ansiedade também afeta a sua vida fora do trabalho, causando problemas em outras áreas da vida pessoal. Quando você se sente pressionado a cumprir tarefas o tempo inteiro, e principalmente quando existem metas a serem cumpridas, esse esgotamento pode gerar ansiedade.
Como infelizmente é um problema comum nas empresas, algumas delas passam a oferecer o plano de saúde empresarial. Esse plano pode auxiliar no tratamento de problemas causados pelo esgotamento profissional, como a ansiedade e o cansaço. Além disso, quando você perceber que precisa de uma pausa. respeite o sei desejo e fique alguns instantes longe do trabalho.
3. Insônia
A insônia também é um problema decorrente do esgotamento profissional não tratado. Ela se torna ainda mais comum com o passar do tempo. Quando os quadros de insônia são mais frequentes, todas as noites acontece um episódio, fazendo com que você não consiga descansar.
Existem várias manifestações de insônia e cada pessoa pode sentir uma. Mas, em todas elas, não conseguimos ter uma boa qualidade de sono e isso aumenta mais ainda o cansaço. Se você perceber que isso está ocorrendo com frequência, procure uma médica.
4. Sintomas físicos
Outra questão comum que pode aparecer quando o profissional se sente esgotado são os sintomas físicos. Problemas como dores de cabeça, dores musculares, dores na vista e até mesmo alteração cardíaca podem ser comuns em colaboradores que estão esgotados fisicamente.
Essas reações são decorrentes da falta de sono, da insônia e também da ansiedade. Esses problemas prejudicam a sua saúde física e podem gerar alterações, como falta de apetite.
5. Diminuição da produtividade
Como o esgotamento profissional é um problema que afeta tanto a saúde física quanto a saúde mental, é comum que haja uma diminuição da produtividade. Isso porque nem sempre conseguimos ser tão eficiente quanto antes, já que estamos com sintomas de esgotamento e cansaço frequentes.
Quando você se sente assim, é comum não conseguir produzir todos os dias e por isso costuma procrastinar, deixando sempre as tarefas para o dia seguinte e criando um ciclo que prejudica não só a saúde, mas também a empresa que trabalha.
Neste caso, por mais difícil que seja, é bacana você dar um feedback ao seus gestores e colegas. Assim, pode evitar um pouco das cobranças por conta de prazos e também informar o seu estado.
6. Diminuição da concentração
O esgotamento profissional também gera diminuição da concentração. Isso porque você não consegue ter energia para se concentrar e cumprir as tarefas como antes. O cansaço e estresse podem agravar ainda mais essa questão, pois a falta de concentração implica na dedicação do cumprimento de tarefas.
Por mais contraditório que pareça, a nossa concentração e criatividade vem quando estamos fazendo algo que gostamos. Por isso, tente criar uma rotina onde seus hobbies estejam presentes, como ler um livro, ver filmes ou séries, conversar e etc.
| Descubra mais de 220 mil vagas no site da Catho
Esses foram apenas alguns dos problemas decorrentes do esgotamento profissional não tratado. Como vimos, eles podem afetar a saúde física e mental, e por isso, devem ser levados em consideração. Se seus problemas se agravarem, não ignore e busque ajuda profissional.
Agora que você já aprendeu sobre os problemas do esgotamento profissional, aproveite e compartilhe essas informações em suas redes sociais para que seus amigos também possam ler. Basta compartilhar o link!
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!