Quais regras eu preciso seguir para organizar meu trabalho? Como coloco as referências no texto? O que é folha de rosto? Todos esses questionamentos rondam a cabeça de quem precisa formatar o TCC. Para solucionar tudo isso nós criamos este post!
Continue acompanhando e descubra os seis passos essenciais para arrasar na formatação do seu trabalho.
- Conhecer as regras da ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas ou simplesmente ABNT é a responsável por definir a formatação do seu TCC. Ela possui uma série de diretrizes, mas a que você precisa saber em detalhes a NBR 14.724.
Com base nela vamos te apresentar os principais pontos para você dar início ao seu trabalho acadêmico.
- Saber quais os tópicos obrigatórios da montagem do TCC
O TCC precisa seguir uma sequência e existem alguns tópicos que precisam fazer parte dele. A seguir listamos cada um em ordem de apresentação:
- Capa;
- Folha de rosto;
- Folha de aprovação;
- Resumo na língua nativa;
- Resumo em uma língua estrangeira;
- Sumário;
- Texto;
- Referências.
- Ter atenção com a folha de rosto
Muitas vezes as pessoas não sabem o que é a folha de rosto ou acham que ela é como uma cópia da capa. Na verdade ela vai ter os mesmos elementos desta última, porém acrescidos de mais dados. Ela é a segunda folha do trabalho e contém:
Nome da faculdade e informações sobre centro e curso;
- Seu nome;
- Título do trabalho;
- Nome do seu professor e orientador — informação específica da folha de rosto;
- Pequeno parágrafo explicando a natureza do trabalho (uma monografia, no caso) e o porquê de você ter elaborado (obter o diploma) — informação específica da folha de rosto;
- Cidade da faculdade;
- Ano de entrega.
- Observar quando se inicia a contagem de páginas
Sua monografia precisa ter uma numeração em cada página, mas fique atento para o momento em que ela deve aparecer. Você começa a contar as páginas logo depois da capa — ou seja, esta tem numeração zero. Os números, no entanto, só aparecem a partir da Introdução.
- Organizar o corpo do texto
A parte do texto propriamente dita é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. De forma geral, para produzir cada uma delas é preciso observar as seguintes regras:
- Fonte — Times New Roman ou Arial, ambas em tamanho 12;
- Margens — 3 cm na parte superior e à esquerda e 2 cm na área inferior e à direita;
- Espaçamento — 1,5cm entre linhas
- Alinhamento — justificado 5cm
- Não se esquecer das referências
As referências aparecem no fim do trabalho, depois da conclusão. Elas vêm em forma de lista alfabética com os nomes de todos os autores e pesquisadores citados no texto.
Para formatar você precisa iniciar cada referência com o sobrenome do autor em letras maiúsculas. Uma dica importante para não se perder é à medida que for fazendo citações já inserir os autores nas referências. Assim fica mais difícil esquecer alguém.
Esses são os pontos básicos que você precisa observar no momento de formatar o TCC. Tendo eles em mente já é possível adiantar muitas coisas. Para saber os detalhes completos, no entanto, não deixe de ler a NBR 14.724, que comentamos no início do post.