Você já ouviu falar na teoria dos 5s? É uma ferramentas que nos ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias na vida profissional e pessoal.
E para aprender mais sobre o tema e também como aplicar essa ação em seu dia a dia, acompanhe o nosso conteúdo completo. Vamos conferir?!
O que significa o 5S?
A tradução utilizando a palavra senso se tornou uma das mais divulgadas no Brasil a partir de meados da década de 1990. Além de iniciar com S, facilitando a didática do 5S, este termo remete ao bom senso, característica de pessoa sensata.
A prática do 5S é um bom meio de apurar a sensatez. Com isso, o 5S deixa de ser uma coisa de fábricas, máquinas, ferramentas. Entendido assim, o 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer lugar, para facilitar a solução de qualquer desafio.
Melhorias simples estimulam você a dar continuidade a outras melhorias em seu cotidiano. Tente incorporar os 5 sensos em seu dia a dia e perceba a melhoria em seus hábitos de estudo e ensino.
Alguns dos benefícios dessa técnica são: maior segurança no desenvolvimento das atividades, melhoria do ambiente de estudo, maior facilidade para resolver problemas e redução do desperdício de tempo ou redução da temida procrastinação quando chega o momento de abrir os livros e estudar.
5s: descrição de cada palavra
O 5s é uma das ferramentas do pensamento Lean que nos ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. Essa denominação foi extraída da cultura japonesa e se refere à inicial de cinco palavras: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Cada uma dessas palavras representa uma etapa do programa de implantação do 5S, ou então, como também podem ser chamados os cinco “sensos”: “Senso de Utilização”; “Senso de Organização”; “Senso de Limpeza”; “Senso de Higiene”; e “Senso de Autodisciplina”.
Aplicada na educação, o papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Para te ajudar a entender melhor cada um dos sensos, vamos explicá-los separadamente e dar dicas de como usá-los para melhorar seus estudos.
1. Senso de Utilização – SEIRI
Ter o bom senso de utilização significa dar um jeito nas coisas desnecessárias, mesmo que tenham valor, mantendo apenas as que são úteis e direcionando as inúteis para onde possam ser utilizadas.
2. Senso de Ordenação – SEITON
Ter o bom senso de ordenação significa deixar os materiais que serão utilizados sempre disponíveis e em lugar adequado. O ato de ficar procurando provoca atraso nos estudos e no trabalho, gerando desperdício de tempo. É necessário praticá-lo diariamente para encontrar imediatamente qualquer material.
3. Senso de Limpeza – SEISO
Ter o bom senso de limpeza significa conservar limpo o ambiente de estudo, sala de aula, laboratórios, biblioteca, banheiros, corredores, pátios, quadras e outros equipamentos utilizados.
4. Senso da Saúde – SEIKETSU
Ter o bom senso de saúde significa praticar os três primeiros sensos, conservando-os diariamente até tornarem-se hábito, que proporcionará a manutenção de todos os itens já aplicados, com mais saúde e ambientes mais agradáveis. Tente conservar seu ambiente de estudo, mantendo-o limpo e organizado.
5. Senso da Autodisciplina – Shitsuke
Ter o bom senso de autodisciplina significa manter os bons hábitos e as boas maneiras adquiridas, ou seja, praticar espontaneamente os quatro sensos, sem precisar que outra pessoa o lembre.
O que achou de conhecer a fundo os 5s para melhorar o seu desempenho pessoal e profissional? Conta pra gente aqui nos comentário e aproveite para compartilhar nas redes sociais o link do post com seus amigos! 😉
VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando
Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!