5 livros da área de RH que todos os profissionais devem ler

recursos humanos

Para um bom profissional é essencial manter-se atualizado. É preciso acompanhar as mudanças da área e se informar sobre estudos, pesquisas e ferramentas que os ajudem a exercer sua função com eficiência.

Os livros de RH são uma ótima fonte de informação e podem contribuir para seu crescimento profissional. Confira, na sequência, uma lista com algumas obras que você não pode deixar de ler. Vamos conferir?

Gestão de Pessoas – Um novo papel de Recursos Humanos nas Organizações, de Idalberto Chiavenato

O livro fala sobre gestão de pessoas, uma evolução da área de recursos humanos que segue crescendo dentro das organizações e busca potencializar o capital humano.

O autor fala sobre as características e desafios dessa nova área e foca em seis ações principais que se conectam em rede e formam a base para gestão de pessoas. São elas: agregar, recompensar, monitorar, desenvolver, manter e aplicar pessoas.

Planejamento de Recursos Humanos, de Maria Diva da Salete Lucena

Este é um livro bastante significativo para os profissionais de RH. A autora aborda diversos assuntos importantes e mostra uma visão estratégica sobre a gestão de pessoas.

Ela fala também sobre as tendências no contexto empresarial, planejamento organizacional e de informações, avaliação de desempenho e plano de sucessão.

Ainda aborda a importância e os desafios de manter os profissionais da pós-geração Y, motivados e treinados, entre outros pontos.

Administração de Recursos Humanos, de Alda Carlini e Rita Tarcia

Um livro de RH que fala sobre o uso das novas tecnologias dentro do ambiente de trabalho. As autoras mostram que a tecnologia pode ser uma aliada para fortalecer o aprendizado e desenvolvimento profissional.

Tudo isso feito por meio de treinamentos online e ferramentas diversas, tais como vídeos, blogs e podcasts.

Descubra seus pontos fortes, de Donald O. Clifton e Marcus Buckingham

Muitas empresas acreditam que para obter sucesso é preciso corrigir os pontos fracos dos colaboradores. No entanto, os autores demonstram – por meio de casos de sucesso – que para alcançar excelência e se tornar bem-sucedido os profissionais devem aperfeiçoar seus pontos fortes.

Além disso, a obra apresenta um guia prático sobre como construir uma organização baseada nesses pontos. Sem dúvida é um livro bastante interessante que apresenta um novo viés, não só para os profissionais de RH, mas para todos que buscam desenvolvimento profissional.

Competência – A Chave do Desempenho, de Cecília Whitaker Bergamini

O bom desempenho dos colaboradores é essencial para o sucesso do negócio. A autora aborda a importância da competência individual como diferencial competitivo das organizações.

Segundo ela, as pessoas precisam conhecer e gostar da sua área de atuação para se tornarem competentes. Mas, além disso, é necessário fortalecer essas aptidões, por isso, o livro apresenta algumas formas para potencializá-las.

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