Em todo dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, uma data que foca em educar os profissionais sobre a segurança no locar onde eles trabalham com o objetivo de evitar erros e mortes.
Por conta disso, especialistas destacaram dicas para evitar que você necessite ficar afastado de sua função no trabalho, afinal, prevenir é o melhor remédio. Vamos conferir?!
Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho
Como já contato, no dia 27 de julho é reservado para falarmos sobre o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho. Uma data que revela a importância de manter as empresas e fabricas seguras para os seus trabalhadores.
A celebração foi criada em meados de 1970 e tem como tarefa relembrar a conquista de melhorias nas condições de saúde e segurança no ambiente laboral dos operários da época, que por conta das más condições, morriam.
Com isso, cargos da área de segurança do trabalho tem como objetivo estudar e oferecer um ambiente saudável para que os profissionais possam atuar nos ambientes sem correr riscos de acidentes e até mortes.
E caso esteja em busca de novas oportunidades, não deixe de acessar o site da Catho para se candidatar a milhares de vagas de emprego de forma grátis e ainda por tempo ilimitado. Preencha o formulário e comece já!
[formulario]
Dicas para a prevenção aos acidentes de trabalho
Todos os anos milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes no trabalho. Grande parte deles são causados pela falta de atenção, e também pelo não uso de equipamentos adequados às atividades que exercem.
Sendo assim, por conta do Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, a empresa de Luvas Yeling separou algumas dicas para você, trabalhador, tomar o máximo de cuidado possível com a sua integridade durante o expediente. Confira:
1. Fique atento
Evite se distrair durante suas atividades, mantenha a atenção! Assim, será bem difícil que aconteça algo com você.
Se possível, escreva todas as suas atividades em uma caderneta e vá sinalizando aqueles que já foram concluídas. Com isso, você terá atenção total ao longo do seu dia.
2. Foque no trabalho
Muitos dos acidentes acontecem por distração e naqueles momentos de relaxamento inadequados. Por isso, horário de descontrair é durante as horas de folga. Lugar de trabalhar é lugar de trabalhar!
3. Não tenha pressa para finalizar
Já ouviu falar em “a pressa é inimiga da perfeição”? Pois é, procure fazer suas atividades com antecedência para não correr o risco de atrasos e evitar erros por conta da rapidez desnecessária.
Seu trabalho com certeza terá mais qualidade e será mais seguro para você. Então, busque sempre construir uma rotina de tarefas ao longo do dia em seu serviço.
4. Tire dúvidas
Tem alguma dúvida em relação a algum serviço? Não fiquei com vergonha ou medo, melhor perguntar a seu supervisor qual é a melhor forma de realiza-lo para evitar que algo saia errado!
5. Avise os responsáveis sobre algum erro
Ao perceber que a máquina ou equipamento que opera está com algum problema ou apresentando falhas, ou até mesmo que algo não está saindo como deveria, comunique imediatamente a seu supervisor.
Lembre-se que operar máquinas que não estejam em perfeito funcionamento ou fazer vista grossa para algum problema são um grande risco para sua segurança.
E caso aconteça algum acidente de trabalho, chame um profissional que entenda de verdade de como cuidar de você ou de seu colega. Sempre vão aparecer os “sabe tudo”, mas é importante lembrar que muitas vezes, uma atitude errada pode causar danos irreversíveis à saúde.
6. Obedeça a sinalização
Evite fumar em locais proibidos, principalmente se houver risco de explosão ou tenha produtos inflamáveis por perto ou no local. Além disso, cigarro faz mal à saúde, de modo geral.
Busque sempre obedecer aos procedimentos de segurança e as sinalizações que estão indicando algum risco ou proibição. Essas placas salvam vidas!
7. Espalhe a segurança
Tem um novo colega em seu setor? Seja cordial e avise-o dos perigos ali no ambiente do qual vocês fazem parte. Assim como você, ele tem uma família e a vida dele é tão importante quanto a sua!
8. Não tente solucionar os problemas sozinho
Não é eletricista? Não se meta a fazer trabalhos ligados a essa função. Além de poder causar danos na rede, corre o risco de levar um choque e sofrer consequências mais sérias.
Procure conhecer as normas e regras de segurança do ambiente em que você trabalha e quando precisar, não tente solucionar os problemas por conta própria. Chame os responsáveis!
9. Tome cuidado com os acessórios
Anéis, pulseiras, brincos, correntes, gravatas e demais acessórios não fazem parte do seu uniforme. Evite usar enquanto estiver trabalhando, pois evitará levar broncas e também trabalhará com mais segurança. Deixe os acessórios para o momento em que não estiver trabalhando.
10. Aposte em sua segurança
Não é incomum ouvir reclamações sobre a segurança no trabalho, mas é muito importante aprender como se usam os extintores e dispositivos de combate a incêndio. Nunca se sabe quando vai precisar e para isso é extremamente importante saber como funcionam.
Além disso, por mais que alguns equipamentos de proteção sejam incômodos e não muito bonitos, eles são indispensáveis! Adquira o hábito de trabalhar protegido sempre.
Lembre-se que suas mãos levam o sustento para sua família. Evite expô-las a perigos e as proteja sempre com luvas adequadas à sua atividade.
Agora que você já aprendeu mais sobre o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho e também anotou as nossas dicas para a sua segurança, não deixe de compartilhar o conteúdo em sua rede social favorita.