Você já deve ter se deparado com anúncios de vagas que solicitam um portfólio profissional. Essa pratica tem como objetivo demonstrar aos recrutadores todo o seu trabalho e potencial.
Por isso, veja agora mais sobre os portfólios, como montar o seu, os tipos que você pode criar e a importância desse seu cartão de visitas. Aprende mais com as nossas dicas!
Vamos conferir?!
O que é um portfólio?
Para grande parte dos candidatos, montar um bom currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de grupo são as principais preocupações na hora de procurar um novo emprego.
No entanto, para os profissionais das áreas de publicidade, fotografia, desenho industrial e arquitetura, por exemplo, fazer um portfólio é essencial para conseguir uma vaga de emprego.
O portfólio é um recurso visual muito usado por web designers, diretores de arte, ilustradores, redatores e arquitetos para organizar e apresentar os trabalhos realizados durante a sua carreira.
Na necessidade de contratar um novo colaborador, muitas empresas solicitam que, além do currículo, os candidatos enviem também o seu portfólio. Em muitas vezes, essa “apresentação” pode ser inseridas em portais ou até mesmo sites.
Pela análise do portfólio profissional, o recrutador verá se o candidato é criativo, se domina as técnicas e habilidades que a profissão exige e se atende à expectativa do cargo oferecido. Já para que busca por oportunidades, o portfólio é a vitrine ideal para vender o seu trabalho.
Tipos de portfólio profissional
Por ser uma produção artística e pessoal, não há regras estabelecidas e nem modelo de portfólio definido. Estude, por meio de suas atividades, qual o melhor formato.
Confira os dois tipos mais usados pelos profissionais:
Portfólio impresso
Consiste em separar todos os seus melhores trabalhos numa pasta elegante para apresentá-la pessoalmente no momento da entrevista de emprego. A vantagem é que a imagem impressa define fielmente as cores e texturas do trabalho e, se você é um ilustrador por exemplo, o portfólio impresso pode ser mais eficaz do que o digital.
Já a desvantagem é muitos recrutadores preferem analisar o portfólio antes de convidar para uma entrevista. Dessa forma, você pode perder a chance de “convencer o recrutador à distância”.
Portfólio online
Pode ser um blog, usar ferramentas e sites que já existem, ou até mesmo comprar um endereço na internet e fazer a sua página exclusiva. Existem alguns sites que surgiram como forma de apresentar portfólios, que são fáceis de montar e você não precisa entender muito de HTML para fazer uma página interessante.
A vantagem é a mobilidade e exposição para o seu trabalho, afinal qualquer pessoa que navegar pela internet pode achar o site ou blog com seu portfólio, inclusive os recrutadores. Além disso, o formato digital permite que você coloque trabalhos que tenham animação, como: apresentações, jingles, filmagens etc.
Mas como desvantagem desse formato online, é que o recrutador irá ver seus trabalhos no monitor e, dependendo de como o monitor estiver configurado, as cores podem perder um pouco da fidelidade do trabalho original. Se desejar, tenha as versões RGB e CMYC de suas obras.
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Dicas de como fazer um bom portfólio profissional
Mas como fazer um portfólio atraente aos olhos do recrutador? Abaixo, elaboramos dicas para você ter um que salte aos olhos.
1. Selecione os seus melhores trabalhos
Junte todos os melhores trabalhos que você realizou durante sua vida profissional. É imprescindível que os trabalhos sejam de sua autoria ou aqueles em que você teve participação decisiva.
Se possível, não se esqueça de inclui os links desses trabalhos publicados, as redes sociais de quem te ajudou na elaboração ou o contato das empresas. Assim, você dará mais veracidade a tudo que está apresentando.
2. Organize os trabalhos
É importante definir como você deseja organizar seus trabalhos. Pode ser por ordem cronológica, por categorias ou por tema.O importante é demonstrar a sua evolução e diversidade de trabalho.
Se seu leque de atuação for grande, o ideal é que você crie uma apresentação para cada ramo. Por exemplo, em um você mostrar suas fotos, em outro as ilustrações e no terceiro, seus textos mais acessados e compartilhados.
3. E por último, divulgue e atualize sempre o seu portfólio profissional!
Não se limite apenas as entrevistas de emprego, pois o que é bonito, deve ser mostrado!
Divulgue o seu trabalho em uma roda de amigos, para seus colegas de trabalho ou até mesmo em suas redes sociais. Assim, você pode montar um network de peso e sempre que alguém precisar, irá lembrar de você.
E aí, gostou de saber mais sobre portifólio profissional? Então, aproveite e compartilhe o link desse conteúdo em suas redes sociais!